Os Media e a Literacia de Informação para a Sociedade do Conhecimento

 Ampliar a consciência pública sobre a importância, dimensão e temáticas das tarefas de media e aconselhamento sobre a literacia da informação entre os profissionais de informação, dos media e da educação, os executivos do governo e o público em geral; identificar os desafios chave e a delinear políticas e estratégias profissionais neste campo; e contribuir para melhorar a resposta internacional, regional e nacional às questões sobre a Literacia para os Media e a Informação (LMI) foram os objetivos da Conferência Internacional que se realizou em Junho de 2012 em Moscovo.

Os Media e a Literacia de Informação para a Sociedade do Conhecimento

A Literacia para os Media e Informação (LMI) – em inglês MIL (Media and Information Literacy) – é um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade do conhecimento plural, aberta, inclusiva e participativa e de instituições cívicas, organizações, comunidades e indivíduos que formam essas sociedades.

A LMI é definida como uma combinação de conhecimento, atitudes, capacidades e práticas necessárias para aceder, analisar, avaliar, usar, produzir e comunicar informações e conhecimento de formas criativas, legais e éticas que respeitem os direitos humanos.

A evolução do panorama dos media e o rápido crescimento da informação está, atualmente, a afetar mais do que nunca as pessoas individualmente e as sociedades. Para ter sucesso neste ambiente e para resolver problemas de forma eficaz em todos os aspetos da vida, os indivíduos, as comunidades e as nações precisam de adquirir um conjunto fundamental de competências para pesquisar, avaliar criticamente, criar novas informações e conhecimentos em diferentes formas utilizando ferramentas existentes, e compartilhá-los em vários canais. Esta literacia cria novas oportunidades para melhorar a qualidade de vida. No entanto, indivíduos, organizações e sociedades têm de enfrentar barreiras e desafios para o uso livre e eficaz da informação.

A Conferência Internacional Os Media e a Literacia de Informação para a Sociedade do Conhecimento, realizada em Moscovo em 24-28 junho 2012, teve como objetivos ampliar a consciência pública sobre a importância, dimensão e temáticas das tarefas de media e aconselhamento sobre a literacia da informação entre os profissionais de informação, dos media e da educação, os executivos do governo e o público em geral; identificar os desafios chave e a delinear políticas e estratégias profissionais neste campo; e contribuir para melhorar a resposta internacional, regional e nacional às questões sobre a Literacia para os Media e a Informação (LMI).

Esta conferência reuniu cerca de 130 participantes de 40 países, representando todos os continentes.
Assumindo um conjunto de princípios consensuais entre os participantes, estes apresentaram aos governantes dos vários países, ao sistema das Nações Unidas (particularmente UNESCO), às organizações intergovernamentais, ONGs, instituições de ensino e pesquisa e entidades de classe, instituições de media, instituições culturais e sociais, redes, e do setor empresarial e da indústria, várias propostas de que destacamos as seguintes:
a. Reconhecer que a LMI é essencial para o bem-estar e progresso dos indivíduos, comunidades, economia e sociedade civil;
b. Integrar a promoção da LMI em todos as políticas nacionais da educação, culturais, de informação, dos media e outras políticas;

d. Incentivar os sistemas de ensino a iniciarem reformas estruturais e pedagógicas necessárias para a melhoria da LMI;
e. Integrar a LMI nos currículos, incluindo sistemas de avaliação em todos os níveis de ensino, nomeadamente, a aprendizagem ao longo da vida e de trabalho e formação de professores;
f. Priorizar o apoio a redes e organizações que trabalham com questões da LMI, e investir na capacitação;

i. Promover as competências relacionadas com a LMI que suportam a leitura, a escrita, o falar, o ouvir e o ver;

k. Investir em processos que suportam a preservação a longo prazo da informação digital;
l. Promover e proteger os direitos de liberdade de expressão, liberdade de informação, direito à privacidade e confidencialidade, os princípios éticos e outros direitos.

Este documento foi produzido através de um processo colaborativo que envolve participantes dos seguintes 40 países: Argentina, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Belarus, Brasil, Canadá, Cabo Verde, China, Croácia, Egito, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Índia, Iraque, Israel, Itália, Cazaquistão, Quirguistão, Letónia, Líbano, Lituânia, Malásia, México, Moldávia, Holanda, Noruega, Filipinas, Polônia, Qatar, Rússia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, a Estados Unidos da América, e na Zâmbia.

Para ler a versão completa da Declaração em inglês
Moscow Declaration on Media and Information Literacy(link is external)
Para saber mais sobre a conferência ver site (em inglês)
International Conference Media and Information Literacy for Knowledge Societies(link is external)

In Associação Direito de Aprender. [Em linha]. [Consult 6 Maio 2017]. DOI: http://www.direitodeaprender.com.pt/artigos/os-media-e-literacia-de-informa%C3%A7%C3%A3o-para-sociedade-do-conhecimento

 

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