Competências Digitais do cidadão

Nesta era de expansão tecnológica e digital, o cidadão deve possuir determinadas competências adapatads a esta realidade emergente. Numa realidade onde a primeira coisa que o cidadão faz é pegar no telemóvel e ligar à internet para consultar as actualizações nas suas redes sociais, esclarecer qualquer dúvida num motor de buscar, declarar o IRS num portal digital, entre outras. Esta realidade de abundante dependência digital leva a que o cidadão comum necessidate de algumas competências digitais base para poder potencializar o uso das tecnologias disponíveis e proteger os seus dados pessoais neste universo globalizado. Tais como:

Literacia de informação/dados

  • Pesquisa e filtragem de dados, informação e conteúdo digital
  • Avaliação de dados, informação e conteúdo digital
  • Gestão de dados, informação e conteúdo digital

Comunicação e colaboração

  • Interactividade através de tecnologias digitais
  • Partilha através de tecnologias digitais
  • Relacionar com a cidadania  através de tecnologias digitais
  • Colaborar  através de tecnologias digitais
  • Netiqueta
  • Gerir a identidade digital

Criação de conteúdo Digital

  • Desenvolvimento de conteúdo digitall
  • Integraçaõ e re-elaboração de conteúdo digital
  • Direitos de autor e licenças
  • Programação

Seguranças

  • Protecção de dispositivos
  • Protecção de dados pessoais e privacidade
  • Protecção deda sáude e bem estar
  • Protecção do ambiente

Resolução de Problemas

  • Resolução de problemas técnicos
  • Identificar as necessidade e as respostas tecnológicas
  • Usar as tecnologias digitais com criatividade
  • Identificar dissonâncas das competências digitais

In Vuorikari, R., Punie, Y., Carretero Gomez S., Van den Brande, G. (2016). DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens. Update Phase 1: The Conceptual Reference Model. Luxembourg Publication Office of the European Union. EUR 27948 EN. doi:10.2791/11517

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