Nesta era de expansão tecnológica e digital, o cidadão deve possuir determinadas competências adapatads a esta realidade emergente. Numa realidade onde a primeira coisa que o cidadão faz é pegar no telemóvel e ligar à internet para consultar as actualizações nas suas redes sociais, esclarecer qualquer dúvida num motor de buscar, declarar o IRS num portal digital, entre outras. Esta realidade de abundante dependência digital leva a que o cidadão comum necessidate de algumas competências digitais base para poder potencializar o uso das tecnologias disponíveis e proteger os seus dados pessoais neste universo globalizado. Tais como:
Literacia de informação/dados
- Pesquisa e filtragem de dados, informação e conteúdo digital
- Avaliação de dados, informação e conteúdo digital
- Gestão de dados, informação e conteúdo digital
Comunicação e colaboração
- Interactividade através de tecnologias digitais
- Partilha através de tecnologias digitais
- Relacionar com a cidadania através de tecnologias digitais
- Colaborar através de tecnologias digitais
- Netiqueta
- Gerir a identidade digital
Criação de conteúdo Digital
- Desenvolvimento de conteúdo digitall
- Integraçaõ e re-elaboração de conteúdo digital
- Direitos de autor e licenças
- Programação
Seguranças
- Protecção de dispositivos
- Protecção de dados pessoais e privacidade
- Protecção deda sáude e bem estar
- Protecção do ambiente
Resolução de Problemas
- Resolução de problemas técnicos
- Identificar as necessidade e as respostas tecnológicas
- Usar as tecnologias digitais com criatividade
- Identificar dissonâncas das competências digitais