A literacia da informação pode ser entendida como a capacidade de satisfazer uma necessidade de informação pontual, todavia esta pode ser aplicada a vários níveis no quotidiano, e não somente na investigação ou numa pesquisa pessoal. É um conceito complexo.
De acordo com a ALA, uma pessoa competente no uso da informação:
- reconhece quando precisa de informação e tem a capacidade de localizar, avaliar e usar eficientemente a informação requerida, permitindo-lhe ser um aprendiz independente ao longo da vida.
- é a habilidade para entender e empregar informação nas atividades diárias, em casa, no trabalho e em sociedade, com a finalidade de alcançar objetivos e de desenvolver o conhecimento e o potencial de si próprio.
- em biblioteconomia internacional fala-se de uma capacidade plena, importante para todos os cidadãos: a capacidade de aceder, compreender, avaliar, usar e comunicar a informação de modo reflexivo e adequado aos objetivos. Considera-se que esta capacidade é importante para a aprendizagem permanente e para a participação ativa e consciente em sociedade.
- ter a capacidade de localizar, avaliar e aplicar de forma eficaz a informação, independentemente do suporte e do objetivo (académico, profissional, pessoal ou social).
Antunes ML, Lopes C. Glossário de literacia da informação de A a Z. In: Lopes C, Sanches T, Andrade I, Antunes ML, Alonso-Arévalo J, editors. Literacia da informação em contexto universitário. Lisboa: ISPA; 2016. p. 193-194.
Assim, um indíviduo deve ser capaz de:
- Determinar a extensão da necessidade de informação;
- Aceder à informação necessária de forma eficaz e eficiente;
- Avaliar a informação e as suas fontes criticamente;
- Incorporar a informação seleccionada no seu próprio conhecimento;
- Usar a informação para atingir determinado objectivo;
- Compreender os problemas económicos, legais e sociais relacionados com o uso da informação e aceder e utilizar a informação de forma legal e ética.
In ALA. DOI: http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency